sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sem-abrigo com novo estatuto

Numa medida que já é vista como algo controversa, o Governo planeia, num futuro próximo, alterar o estatuto das pessoas que vivem na rua em Portugal.
A medida partiu de Maria Helena dos Santos André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, que pretende atribuir a todos os sem-abrigo o estatuto de artistas de rua, o que fará com que estes indivíduos tenham direito a bolsas do Ministério da Cultura.
“Estas medidas, fazem parte do PEC e vão permitir aos sem-abrigo melhorarem a sua auto-estima e ao mesmo tempo diminuir o número de desempregados em Portugal,” afirmou a ministra.
É de referir que alguns fundos extra vão também estar disponíveis para os sem-abrigo que tiverem “habilidades especiais”. A lista de “habilidades” inclui coisas como encarnar demónios que avisam quem passa por eles na rua que o mundo vai acabar porque o apocalipse está a chegar; prender vários cães com um só cordel, urinar nas próprias roupas, tocar “O Malhão, Malhão” em acordeão e harmónica em simultâneo e coleccionar sacos de plástico dentro de carrinhos do Continente da Amadora.
O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território vai também associar-se a estas medidas, estando previstos incentivos fiscais para aqueles que coleccionarem e posteriormente reciclarem o maior número de sacos de plástico e revistas Cais.
Abraços.

Sem comentários: