domingo, 12 de junho de 2005

Sem abrigo

Porque é que os cães abandonados andam sempre tão depressa? Parecem sempre que têm hora marcada para estar nalgum sitio não é? Por outro lado, os sem abrigo andam sempre muito devagar. Cães abandonados: rápidos; sem abrigo: lentos. Nota-se que os sem abrigo ficam mesmo chateados com esses cães e se calhar é por isso que lhes põem laços feitos a partir de corda à volta do pescoço, se calhar servem para obrigá-los a andarem devagar também. E é talvez por esta razão que tantos sem abrigo têm cães presos em bocados de corda. Mas eu não quero que pensem que estou para aqui a gozar com os sem abrigo porque eu sei que muitos deles estão presos no circulo vicioso “não consigo arranjar uma casa porque não consigo arranjar um emprego e não consigo arranjar um emprego porque tenho 37 tatuagens e 24 piercings espalhados pela cara”. O que eu quero dizer é que, não pensem que estou a por todos no mesmo balde. Eu não estou a dizer que todos os sem abrigo são umas esponjas inúteis, eu só me estou a referir aqueles que se parecem com figurantes do filme “Mad Max”. Tudo bem se eles querem rejeitar a sociedade, mas que o façam vivendo no meio do bosque, colocando armadilhas para ursos...mas não contem com as moedas que eu tenho a mais no bolso porque não vou contribuir para adquirirem mais outro piercing fashion para o sobrolho. Se querem trabalhar, então arranjem um aspecto de quem quer trabalhar...Podem-me dizer, “ah, mas não é fácil estar-se apresentável quando se vive nas ruas”...eu a isso respondo, mas ter um penteado moicano cor de rosa todos os dias sem acesso a água corrente já é fácil?! Antes que eu deixe sequer que um sem abrigo volte a olhar para uma moeda minha, eu exijo que todos eles arranjem um fato, uma camisa e uma gravata em segunda mão e procurem um emprego.
O comentário de hoje teve o gentil patrocínio da revista “Cais”.
Abraços.