segunda-feira, 23 de maio de 2005

"Porque é que o céu é azul?"

Uma vez, tinha eu, sei lá, dez, onze anos, fiz a seguinte pergunta ao meu pai, “Porque é que o céu é azul?”. Uma pergunta perfeitamente razoável para um pequeno cientista de dez anos de idade. Mas o meu pai não estava para aí virado e respondeu-me de uma forma iluminada, “Vai perguntar à tua mãe”. E nesse instante eu pensei, “Oba, com mil raios, ela deve saber!”. Virei costas ao meu pai e pus-me a caminho da cozinha, sabendo que estava a um pequeno passo de saber a resposta à minha pergunta. À medida que avançava destemido, sentia a emoção do Método Cientifico a percorrer todas as veias do meu corpo. No final de contas, eu estava a seguir as pisadas de nomes como Galileu e Isaac Newton. E até um certo ponto, eu tinha razão, eu estava de facto a um pequeno passo de obter uma resposta. Não A resposta, mas UMA resposta. E lá estava ela. Impávida e serena de ferro na mão a olhar para mim. Eu respirei fundo, ganhei coragem e disse, “Mãe, porque é que o céu é azul?”. Nunca mais me vou esquecer da resposta. A minha demanda tinha chegado ao fim. Ela disse simplesmente, “Porque sim...”. Primeiro pasmei de espanto, mais tarde aprendi a não confiar nela em assuntos que tenham a ver com a ciência...
Abraços.

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixo este comentário ao Magnífico, Imponente, Exuberante, Altivo e Extasiante guru Dr. Grozny:
há quem tenha o dom de converter pequenos textos em grandes maravilhas da ciência comediante...O seu futuro no curso de engenharia biopsicofisicoquimicocomedianteologica (leccionado em horário nocturno, todos os dias da semana, nas redondezas - bem profundas - do Instituto Superior Técnico) está assegurado. Beijos repenicados da sua menina pantene.

JS disse...

va la, a mim disseram-me que o ceu eh azul porque reflete o azul do mar...